3 pontos que merecem atenção ao investir em e-commerce

Na situação atual da economia, o e-commerce tem sido visto como uma forma de complementar o faturamento do varejo físico e com isso muitos varejistas estão de forma desesperada iniciando sua operação online a qualquer custo.
O e-commerce é um ótimo investimento e pode representar uma alternativa a crise, mas como em tudo na vida, nem tudo são flores, por isso apresentaremos aqui 3 pontos importantes que merecem sua atenção para que você não se iluda.
1) A concorrência é tão grande quanto o alcance
Pela eliminação de barreiras geográficas, o e-commerce te permite alcançar muito mais clientes. Entretanto, isso faz com que a concorrência também aumente, visto que você não está mais limitado a ter como concorrentes apenas aqueles que estão localizados nas suas redondezas.
O e-commerce é democrático pois mesmo sendo uma grande empresa no varejo físico, no mundo virtual você irá concorrer com aquela pequena empresa que começou ontem. Por isso é importante conhecer seus concorrentes online, principalmente quanto aos preços praticados, produtos comercializados e experiência de compra que oferecem.
2) Sem investimento não há tráfego
Os visitantes da sua loja não irão cair do céu. Para que o público tome conhecimento da existência da sua loja é preciso planejamento e principalmente investimento em marketing, compra de mídia e campanha para a base de clientes da loja física.
Os clientes da loja física são ótimos potenciais clientes para sua loja virtual, pois já tiveram a experiência com sua marca. Já a aquisição de novos clientes dependerá exclusivadamente do seu investimento no alcance desse novo público através de mídia, assessoria de imprensa, entre outros meios.
3) O projeto de e-commerce é constante
Seu trabalho de construção da loja nunca terá fim. A busca por evolução da experiência do usuário e outras variáveis deve ser constante. Tenha em mente que quando sua loja é lançada seu trabalho não termina, pelo contrário, ele começa.
Use e abuse de testes A/B para melhorar sua loja em termos de layout e experiência do usuário, seus anúncios, suas campanhas.