Prepare seu e-commerce para a Black Friday

Essa semana acontece um dos eventos mais esperados do ano e uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro: a Black Friday. Realizada todos os anos na última sexta-feira de novembro, nesse ano dia 27, a data é aguardada pelos consumidores que esperam comprar produtos com melhores preços, promoções, condições de pagamento e entrega.
O ano de 2015 foi marcado pela crise econômica, o aumento do desemprego e do valor do dólar e esses fatores indicam que os clientes estarão mais atentos e seletivos nas suas compras. Para atrair e cativar esses consumidores é necessário planejar cada detalhe e agir com antecedência. Confira algumas dicas de como fazê-lo:
1) Comunicação visual
Personalizar o visual da sua loja e das redes sociais para que estas estejam focadas na Black Friday faz toda a diferença.
Na loja, mude as cores, acrescente banners que levam a uma categoria específica e adicione selos nos produtos que realmente estão com descontos.
Nas redes sociais, use e abuse de chamadas que podem auxiliar na tomada de decisão do cliente como "ainda dá tempo", "última chance" e "só hoje".
2) Marketing inteligente
Utilize produtos que você pode dar descontos maiores como iscas.
Prepare anteriomente os posts e e-mails do dia e deixe-os programados, de maneira a disparar durante todo o dia. Utilize a segmentação para que seu alcance seja mais eficaz.
Caso seja adepto dos anúncios pagos, saiba que muitas empresas comprarão palavras chave relacionadas a Black Friday e para competir com elas é necessário que sua campanha esteja otimizada e disponha de alguém durante o dia que observe e realize eventuais mudanças.
Para ações nas redes sociais, não esqueça de utilizar as hashtags #blackfriday e #blackfridaybrasil.
Uma forma diferente de impressionar o cliente e que une o mundo físico e digital, é enviar um cupom promocioal físico pra ele e que só pode ser usado na Black Friday.
3) Estabilidade da loja
Esteja certo de que sua plataforma está pronta ou tem algum plano de contingência para a Black Friday, de forma a evitar lentidões e quedas dos servidores, visto que o volume de acessos será maior.
4) Navegação amigável
A navegação amigável tem como intuito facilitar para o cliente encontrar os produtos que procura de forma a fechar o pedido mais rápido. Para isso, destaque as promoções com banners e links diretos.
5) Estoque
Para que o cliente compre, é preciso ter estoque, por isso confira o seu e garanta que não irá perder o cliente para concorrência. Basta uma compra para que o cliente passe a fazer parte do seu banco de dados e consequentemente possa ser impactado por outras campanhas.
6) Preços e transparência
Subir o preço de um produto e colocar desconto para vender pelo mesmo valor é uma ação fraudulenta e desonesta. Não queime sua marca, seja transparente e ofereça descontos e promoções reais. Utilize a Black Friday para girar seu estoque, queimar produtos encalhados e aumentar sua base de dados através de condições imperdíveis.
7) Entrega
Assim como o volume de acessos aumentará nessa data, o volume de entregas também aumentará como consequência ao aumento de pedidos. Certifique-se que seu fornecedor dará conta da demanda e deixe claro para o cliente o prazo de entrega. Entregar o pedido antes do prazo é uma maneira extremamente eficaz de marketing, logo faça o possível para surpreendê-lo.