Pós-venda como estratégia eficiente

No período econômico que nos encontramos, muitas empresas tem aberto mão de algumas estratégias, entretanto algumas delas tem ganho maior foco, como é o caso do pós-venda.
Isso se deve ao fato de que, embora pareça complexo, o processo é a maneira mais rápida de atingir e conquistar a confiança do cliente. Além disso, trata-se de uma iniciativa que não exige altos gastos e que mesmo assim permite que a marca se faça presente.
Manter contato com os clientes, de forma a não permitir que a relação amorne, é essencial para que estes voltem a comprar na loja no futuro. Outro ponto positivo do pós-venda é transmitir uma postura proativa no contato perante o público.
O pós-venda é possível de ser aproveitado tanto quando o retorno é positivo quanto quando o retorno é negativo. Sendo positivo, é possível utilizá-lo para demonstrar confiança a outros clientes. Sendo negativo, é possível estar ciente de um problema e posicionar-se rapidamente sobre a solução do mesmo.
Deixar de realizar o pós-venda ou realizá-lo de forma insatisfatória faz com que seja perdida a oportunidade de conhecer e compreender o seu cliente e, consequentemente, seu público-alvo. Além disso, sem o pós-venda, o consumidor pode sentir-se frustrado e pode se expressar negativamente por meio da internet e redes sociais, prejudicando a imagem da empresa. Por isso, seja proativo e esteja presente antes que isso aconteça. Dê toda a atenção devida e necessária.
Utilizar uma ferramenta para coleta dos feedbacks pode ajudar no gerenciamento do processo. Lembre-se de responder os casos mais graves majoritariamente e não oculte opiniões negativas; mostre ao público que a marca se interessa por todos os problemas e busca soluções.
Realizar um pós-venda eficiente é uma ótima estratégia para aumentar a taxa de recompra e, com isso, a rentabilidade da loja. Invista no seu!