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5 passos para fazer o planejamento de marketing de 2016

05 de Janeiro de 2016
Inauguramos a temporada de posts de 2016 em nosso blog com um post com 5 passos para fazer o planejamento de marketing de 2016. Confira abaixo:

1º passo: Análise de cenário

A matriz SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats) ou, em português, FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças) é utilizada para fazer análise de cenário e serve como base para o planejamento estratégico.

As Forças e Fraquezas referem-se a fatores internos, características que existem dentro da empresa. Como Forças, procure identificar o que seus produtos tem de diferencial dos demais, o que o torna superior e oferece vantagem competitiva.

As Oportunidades e Ameaças referem-se a fatores externos. Procure identificar como Oportunidades características do mercado que podem ser favoráveis e o tipo de potencial comprador. Nas Ameaças, inclua variações negativas que seu mercado pode sofrer, mas não se preocupe: conhecer as ameaças é o primeiro passo para agir sabiamente diante delas.

2º passo: Definição do público-alvo

Conhecer seu público-alvo é essencial para compreender os anseios, necessidades e preferências e com isso entregar a ele o que ele deseja. Para essa definição, procure responder algumas perguntas sobre ele como:
- Qual a faixa etária?
- Qual o sexo? 
- Qual a composição familiar?
- Qual a faixa salarial?
- Onde moram?
- Qual o estilo de vida?
- É conservador ou inovador?
- É líder ou seguidor?
- É tímido ou agressivo?
- É tradicional ou moderno?
- É introvertido ou extrovertido?
- Quantas vezes compram o que ofereço e em qual quantidade?

Com essas perguntas respondidas é possível formar um perfil do seu consumidor e a partir disso direcionar melhor os trabalhos. Além disso, um público-alvo bem definido e seguimentado evita gastos desnecessários com publicidade mal direcionada.

3º passo: Definição dos objetivos de marketing

Você precisa ter bem definido quais são seus objetivos com o plano de marketing. 

Se você quer aumentar as vendas, defina uma porcentagem e período para isso realistas e possíveis de serem alcançados. 

Liste também aliados necessários para conquistar esses objetivos.

4º passo: Desenvolvimento de estratégias

Nessa etapa será descrito detalhadamente o que pode ser feito e como para atingir os objetivos. Considere todas as possibilidades mas sem desviar o foco do perfil do seu público e dos objetivos listados.

Quais ações são eficazes na missão de levar a mensagem que você deseja ao seu público? Saber não só como agir mas quando agir aumenta e muito as chances do potencial cliente adquirir seu produto.

5º passo: Definição do orçamento de marketing

Marketing deve ser visto como investimento e não como gasto pois ele é essencial para o sucesso do seu negócio.

Defina um orçamento de marketing possível para sua empresa e trabalhe dentro dele da melhor maneira possível.

Dica: Invista em marketing digital

Não precisamos nem pontuar a importância da internet nos dias do hoje e como ela exerce poder de decisão de compra nos consumidores. Por isso, não deixe de estar presente no meio digital, para que seu cliente te encontre, para que você seja visto.
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