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6 dicas para incentivar a recompra

11 de Fevereiro de 2016
Segundo levantamentos, o custo de aquisição de novos clientes é de 5 a 12 vezes maior do que o custo de manutenção dos clientes existentes. 

A questão é como tirar vantagem desses clientes e fazê-los comprarem mais? Monitorar e compreender o comportamento desse cliente é essencial para responder essa questão. 

Para isso, busque responder as seguintes perguntas:
- O que ele compra?
- Quantas vezes ele comprou nos últimos seis meses ou no último ano (ou outro período determinado)?
- Como ele conheceu minha loja? 
- Ele compra para si próprio ou para presentear alguém?

Questões como essa podem ajudá-lo a entender o perfil do seu consumidor. Esse perfil poderá servir como guia para ações que tem como intuito incentivar a recompra.

Você deve estar de perguntando: como obter as respostas para essas perguntas? Bom, você pode criar um formulário virtual e enviar por meio de e-mails transacionais e das mídias sociais, dando um cupom ou código de desconto em troca da resposta, como forma de incentivo.

Com as respostas em mãos, é possível traçar as ações que irão incentivar a recompra. Algumas ações que você pode utilizar são:

1) Ofertas personalizadas: Envie ofertas personalizadas para o cliente via e-mail levando em consideração dados da pesquisa. Por exemplo, você identificou quais categorias ele mais comprou num determinado período, então ofereça produtos dessa categoria com desconto.

2) Cupons de desconto: Eles são poderosos e podem ser utilizados tanto com valor fixo quanto com porcentagem. O cupom de valor fixo entretanto, por trabalhar o valor bruto, fomenta mais o indivíduo a utilizá-lo pois dá uma sensação de perda de dinheiro maior caso não use.

3) Landing pages: São páginas promocionais e temporárias desenvolvidas para um fim ou público específico. Geralmente utilizam um layout diferente e tem um único objetivo claro. Aposte nelas para fazer divulgação de um determinado produto, invista em fotos de qualidade e vídeos se possível. Divulgue para os clientes fiéis juntamete com descontos especiais e outras vantagens como frete grátis, por exemplo.

4) Dia do aniversário: Use o dia do aniversário dos seus clientes a seu favor. Invés de enviar apenas um e-mail o parabenizando, ofereça um desconto especial ou brinde.

5) Atendimento: O seu atendimento deve fazer o cliente sentir-se especial. Seja atencioso e não economize na hora de fazê-lo sentir próximo.

6) Pós-venda: Não relaxe só porque a venda já foi realizada. Capriche na embalagem, envie bilhetes de agradecimento pela compra junto com o produto, envie mimos de cortesia, surpreenda no prazo de entrega.

Seja criativo ao humanizar a experiência de compra do seu usuário. Isso o deixará sempre próximo da sua empresa.
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