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5 itens que podem aumentar a confiança do consumidor no seu e-commerce

08 de Janeiro de 2016
O costume pela compra em lojas físicas ainda deixa o consumidor receoso na compra online. Este tem medo de passar dados de cartões e endereço por não julgar o ambiente 100% seguro. Além disso, na loja online o cliente não "sente" o produto como acontece na loja física.

Com isso, eis o grande desafio da compra em loja virtual: gerar no cliente a mesma sensação de compra que ele sente ao comprar em uma loja física, fazendo-o sentir seguro e confiante na sua marca.

Os 5 itens abaixo podem aumentar a confiança do consumidor no seu e-commerce. Confira:

1) Descrição do produto clara

O foco de uma loja virtual deve ser o produto. Disponibilize uma galeria de fotos para cada produto, possibilitando que o consumidor veja o produto de vários ângulos. 

A plataforma da Print One disponibiliza a opção de inserir vídeo na galeria do produto, tudo para tornar a página do seu produto mais clara, detalhada, dinâmica e completa.

Na descrição completa do produto não economize nos detalhes. Escreva tudo sobre o produto, informações como material que é feito, funções, dimensões, cor, entre outras, são essenciais. Quanto melhor for descrito o produto, menos dúvidas seu consumidor terá.

2) Políticas comerciais claras

Todas as informações referentes a garantia, troca, devolução, entre outras, devem estar disponíveis claramente e serem de fácil acesso. 

Coloque o link num local que seja possível acessar em todas as páginas, como no rodapé, por exemplo, ou na própria página do produto. Ter essas informações dará ao consumidor uma sensação maior de segurança.

3) Processo de compra claro

Disponibilize ao seu cliente todos os passos do processo de compra e informe qual passo no qual ele se encontra, atualizando-o sempre que necessário. 

Isso envolve mantê0-lo informado quanto a aprovação do pedido, aprovação do pagamento, emissão de nota, envio do produto e número para rastreamento.

4) Opiniões de outros clientes em evidência

Disponibilize em áreas de destaque as opiniões dos clientes, sejam positivas ou negativas, sobre os produtos e a loja. 

Incentive a troca de informações entre os consumidores, isso mostra que sua loja se importa com a opinião deles e utiliza as críticas negativas para melhorar sua operação. 

Além de despertar no cliente maior confiança em sua loja, por perceberem que serão ouvidos, você estimula o boca-a-boca virtual.

5) Aprendizado sobre os clientes

Não basta disponibilizar as opiniões dos clientes, é preciso também analisá-las e verificar onde sua loja pode melhorar. Conhecendo a fundo seu cliente, seus desejos, anseios e frustrações, você pode se aperfeiçoar e destacar da concorrência em outros aspectos além do preço.

Seja claro, sincero e honesto com seu cliente que suas chances de sucesso são grandes! 
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