19 3312.0145 | 19 3834.1566

  • Home
  • Blog
  • Como identificar o seu público-alvo

Como identificar o seu público-alvo

12 de Novembro de 2015
Os esforços de marketing não devem ser direcionados para todos porque, a menos que você venda oxigênio, nenhum produto ou serviço é para todos. Segmentar anúncios, no Facebook por exemplo, para todos é desperdiçar orçamento de publicidade de forma desnecessária e irritar pessoas. 

Para que a publicidade seja válida, é preciso concentrar-se no cliente ideal para seu negócio. Para isso, confira algumas dicas de como identificar o seu público-alvo:

1) Perfil demográfico: Quem precisa do seu produto ou serviço? Homens ou mulheres? Jovens ou idosos? Qual é o seu nível econômico, social e educacional? Quais são seus interesses? Após a definição desses parâmetros fica mais fácil refinar seu público-alvo e atingir aqueles que realmente estão propensos a precisar daquilo que você oferecer.

2) Necessidades: Após refinar e ter uma ideia do seu público-alvo  você deverá as necessidades desse público. Para isso, busque responder a pergunta: qual problema do meu público o meu produto ou serviço vai solucionar?  

3) Aprendizado: A forma que você utilizará para que seu cliente aprenda sobre você vai depender de qual é seu público-alvo. Utilizar anúncios impressos em jornal não fará sentido para um público jovem, por exemplo. Pense também em questões como: Seu público é local ou global? São um grupo da moda ou uma população de nicho? A melhor maneira de chegar até eles é através dos canais que eles já obtêm informações.

4) Celular: Segundo o analista de tecnologia Mary Meeker, dos 2,8 bilhões de usuários da Internet em todo o mundo, 2,1 bilhões acessam via celular, um aumento de 23 por cento em comparação com o ano passado. Isso quer dizer que, independente do tipo de publicidade que vai fazer, inclua a publicidade móvel. 
categorias