19 3312.0145 | 19 3834.1566

  • Home
  • Blog
  • Como a customização é capaz de reduzir desperdícios

Como a customização é capaz de reduzir desperdícios

20 de Março de 2014

O que acontece todos os anos no mercado de vestuário, por exemplo? Bilhões são desperdiçados em roupas que não são compradas e precisam ser colocadas em liquidação. E por que isso ocorre? Porque os estilistas tentam prever e materializar o gosto dos clientes.

Uma maneira eficaz de reduzir desperdícios como esse citado acima é investindo em customização. Na esfera digital, quanto mais customizada e personalizada a experiência, melhor e maior as chances de lealdade do consumidor. Isso porque este terá acesso ao produto que quer, na hora mais oportuna e com características ajustadas às suas necessidades e desejos.

A produção em massa é uma realidade e não vai desaparecer, mas os clientes sentem-se mais engajados e envolvidos em adquirir um produto que eles ajudaram a produzir.

Alguns exemplos do mundo real, como Starbucks e Nike, nos ajudam a ilustrar essa situação.

A Starbucks agradou tanto ao público porque permite que o cliente adquira exatamente o que quer. Ou seja, o cliente escolhe os ingredientes e recebe o que está de acordo com seu gosto, não restringindo-se a opções pré estabelecidas.

A Nike investiu na customização ao disponibilizar a opção de criar seu tênis personalizado. Com essa diferenciação, os clientes contavam e recomendavam a ferramenta espontaneamente.

Com uma loja virtual, por exemplo, as opções de produtos personalizados a oferecer são inúmeras. Você pode oferecer um produto que tenha relação ao tipo de público que seu negócio já tem acesso ou algo inovador que atinja outros públicos ou um público específico. O importante é que no fim do processo, o consumidor tenha acesso a um produto único, original e diferenciado.

categorias