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4 dicas para melhorar seu pós-venda no e-commerce

18 de Setembro de 2015
Muitos comerciantes (digitais ou não) pecam ao acreditar que após realizar uma venda o relacionamento com o cliente acaba ali. Tanto offline quanto online, quando um cliente se sente bem tratado, as chances de fidelizá-lo são enormes. Por isso quando uma venda é realizada, o atendimento não cessa; é apenas marcado o início de uma nova fase: o pós-venda.

As dicas abaixo podem te ajudar a desenvolver uma estratégia de sucesso no pós-venda:

1) Agradecimentos e boas-vindas: Agradecer o cliente pela compra demonstra atenção e é o primeiro passo para estabelecer um relacionamento com ele. Você pode aproveitar o momento para que o cliente conheça mais sua loja, informando os canais de redes sociais, por exemplo. Se tiver promoções, informe também, pode ser a chance de converter uma nova venda.

2) Informação nunca é demais: Quando o cliente finaliza o pedido na loja virtual, ele fica bem ansioso para receber a mercadoria. Sendo assim, use e abuse dos e-mails transacionais para informá-lo sobre todos os status da compra dele. Informe sobre a confirmação do pagamento, quando o produto for embalado, quando estiver sob a responsabilidade dos Correios ou transportadora e por fim informe o código de rastreio.

Na plataforma da Print One, o lojista pode informar o cliente quando o pedido está aprovado, em produção, concluído, etc. Isso porque estamos sempre pensando na melhor experiência que o usuário final do nosso cliente pode ter.

3) Aproximação e relacionamento: Divida seus clientes em grupos, como por exemplo, os que compraram pela primeira vez, onde você pode nesse caso enviar uma mensagem especial de agradecimento pela confiança. Você deve também aproximar-se do seu cliente nas redes sociais, interagindo com ele. As grandes lojas do mercado, devido ao grande fluxo, não conseguem estabelecer com todos essa aproximação, então esse pode ser seu diferencial.

4) Pesquisa de satisfação: Faça uma pesquisa objetiva para saber se o cliente ficou satisfeito, se gostou do produto. Mas lembre-se: essa pesquisa não deve ser só para inflar o ego; não ignore as respostas negativas e utilize-as para melhorar. Ofereça alguma vantagem ao cliente que responder a pesquisa, como um desconto por exemplo.
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