19 3312.0145 | 19 3834.1566

  • Home
  • Blog
  • Compras online e senhas: já parou para pensar?

Compras online e senhas: já parou para pensar?

26 de Novembro de 2015
Nosso post de hoje traz algumas estatísticas que permeiam uma questão que não recebe tanto enfoque quanto deveria: a relação entre compras online e utilização de senhas. 

Pare para pensar: Quantas vezes por dia você se depara com mensagens de senhas incorretas e precisa desprender tempo para preencher formulários de recuperação? Isso incomoda, não é mesmo? Chega a gerar até um certo nível de irritação, mas está tão intrínseco em nosso dia a dia que passamos a achar comum e considerar parte da rotina.

Agora pense em termos de varejo, online no caso: Você já deixou de fazer uma compra em uma loja online por não lembrar a senha e não estar disposto naquele momento a refazê-la? Acredito que como eu, isso já aconteceu com você e parando para analisar do ponto de vista de empreendedores de lojas virtuais essa é uma questão importantíssima que precisa ser estudada com cautela, afinal, quantos carrinhos de compra será que já não foram abandonados em sua loja por conta disso?

A pesquisa Password Study, realizada pela Norstat e com resultados divulgados pela MasterCard, traz estatísticas acerca do assunto. Foram entrevistados no total 10 mil consumidores em todo mundo e 506 consumidores no Brasil.

As conclusões da amostra do Brasil revelam que:
- 52% abandonam o carrinho quando esquecem a senha; 
- 71% tiveram usuário bloqueado;
- 26% perderam o prazo para pagamento;
- 19% perderam dados pessoais.

O tempo gasto por dia pelos entrevistados do Brasil com redefinição de senhas é de:
- 45% até cinco minutos por dia;
- 32% de 6 a 10 minutos;
- 22% mais de 11 minutos;
Desses, 51% preencheram o formulário de lembrete de senha de 1 a 5 vezes "na última semana".

Do total de entrevistados no mundo que afirmaram sentir-se irritados com a reconfiguração da senha, os motivos são: 
- 6% pelo bloqueio após várias tentativas;
- 55% por estipular força;
- 47% por trocá-las frequentemente;
- 22% pela dificuldade em lembrar.
Desses, 38% se mostram interessados em soluções de biometria em substituição às senhas.

Outros dados da amostra mundial revelam que:
- 1/3 das pessoas deixam de comprar pela internet;
- 6 em cada 10 afirmam ter perdido a oportunidade de fazer uma compra urgente, como de bilhetes para um concerto;
- Mais de 50% das pessoas deseja ver suas senhas substituídas por algo mais conveniente e com o mesmo nível de proteção e tranquilidade.

O que podemos concluir com essa pesquisa é que com a variedade de dispositivos disponíveis hoje no mercado, o que o consumidor espera é que a tecnologia acompanhe essa evolução de forma a facilitar suas transações.

Que esses dados nos façam refletir e pensar em alternativas para melhorar essa questão. Afinal, em um mercado tão concorrido, não podemos continuar perdendo conversões do cliente que já está no carrinho por causa de senhas esquecidas.
categorias