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A tecnologia a favor da comunicação com o cliente

23 de Outubro de 2015
A comunicação é um fator importante, principalmente nos dias de hoje que é feita instantaneamente via redes sociais e no e-commerce no qual o contato face a face não é possível.

As opções de canais de contato são muitas, o que dificulta a escolha de qual adotar. Para escolher, analise qual é melhor para seu cenário e sua empresa.

Aplicativos populares como o WhatsApp, por exemplo, são uma ótima escolha para negócios pequenos pois têm custo zero e permitem que a loja compartilhe informações com o cliente rapidamente. 

A quantidade de pessoas que ainda se sentem inseguras ao comprar pela internet ainda é grande e com esses aplicativos é possível tirar várias fotos, fazer um vídeo rápido mostrando o produto e acabar com a dúvida e insegurança do cliente.

Para que funcione, treine uma pessoa para responder os cinetes, de forma que o sentido seja correto e faça sentido. Ter duas pessoas nessa função pode ser complicado pois pode haver duplicidade de informações.

Mesmo que opte por mais esse canal, manter o e-mail é importante pois é formal e muita gente opta por ele ainda.

Para empresas maiores, onde é necessário fazer o gerenciamento dos canais de comunicação para garantir o alinhamento com a política da empresa, uma solução é utilizar ferramentas específicas para esse fim como o ZenDesk, por exemplo. Esse software reúne todas as interações realizadas com o cliente, seja por telefone, e-mail, chat ou redes sociais. Além de possuir uma versão para testes, possui planos de 1 até 195 dólares por agente por mês.

Independentemente da escolha, o ideal é optar por uma alternativa que facilite o trabalho e não o dificulte. Use a tecnologia a seu favor.
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