19 3312.0145 | 19 3834.1566

  • Home
  • Blog
  • 4 dicas de SEO para e-commerce

4 dicas de SEO para e-commerce

27 de Novembro de 2015
SEO é a sigla para Search Engine Optimization ou, em português, Otimização para Motores de Busca. O SEO consiste em técnicas que ajudam no posicionamento do site ou loja virtual na busca orgânica do Google, facilitando para os usuários encontrarem sua loja.

Na internet é possível encontrar muito material sobre o assunto, mas a maioria deles abrangem os mesmos tópicos como utilização de palavras-chave, nomes de páginas e títulos, descrição, etc. Essas informações são muito importantes e essenciais para o básico de SEO, mas nosso objetivo hoje é dar algumas dicas um pouco diferentes e fora do usual. Confira:

1) Keywords Long-tail

Há dois tipos de palavras-chave. As head-tail são palavras-chave mais procuradas, com maior concorrência e menos específicas. Geralmente são utilizadas por e-commerces mais antigos, famosos e de tradição, o que torna mais difícil a concorrência.

As palavras-chave long-tail são mais específicas e referem-se a códigos de produtos, especificações, etc. Embora a taxa de pesquisa seja menor, a taxa de conversão acaba sendo maior. 

2) URLs Canônicos

É uma técnica que busca evitar o plágio de páginas no mesmo site, relacionando páginas com pequenas variações como, por exemplo, produtos com cores ou tamanhos diferentes. Isso ajuda no ranqueamento, por isso utilize os URLs canônicos para mostrar variações invés de páginas diferentes.

3) URLs de produtos sem estoque

Nunca desative páginas de produtos sem estoque, pois páginas antigas ajudam a dar credibilidade e auxiliam no ranqueamento. Use redirecionamentos 301 para enviar o usuário a uma página com produto similar ou então crie formulários e call-to-actions para que os clientes deixem o e-mail e recebam informações quando o produto voltar ao estoque.

4) Página de Categoria

Utilizar texto na sua página de categoria pode ajudar no ranqueamento pois a chance de se encaixar numa pesquisa é maior. Com isso, essa página uma porta de entrada para sua loja. 

O SEO para lojas virtuais não é fácil, é um trabalho complexo e contínuo, mas pode trazer ótimos resultados, portanto invista nele.
categorias