19 3312.0145 | 19 3834.1566

  • Home
  • Blog
  • Tendências e desafios para o e-commerce em 2016

Tendências e desafios para o e-commerce em 2016

07 de Janeiro de 2016
O e-commerce iniciou 2015 com boas expectativas mesmo com a crise que insistiu em assolar a economia brasileira e se sobressaiu perante outros setores. Com a passagem do Natal e  Ano Novo, devemos pensar nas tendências e desafios para o ano de 2016. Confira:

Têndencias:
- M-commerce: é uma tendência antiga, mas continua pois ainda não alcançou todo seu potencial.
- Site Responsivo: tem papel fundamental há algum tempo, mas devido às mudanças realizadas pelo Google com relação ao ranqueamento, que prioriza páginas responsivas, esse tópico é mais importante do que nunca. Além disso, é preciso aprender a analisar o comportamento do público em diferentes dispositivos e promover a integração entre digital e físico.
- Entregas Eficientes: entregas realizadas no mesmo dia da compra ou que podem ser retiradas em pontos físicos, por exemplo, já começaram a ser usadas e estão ganhando cada vez mais força.

Desafios:
- ICMS: o maior desafio de 2016 já foi muito discutido em 2015, que é o ICMS. O assunto continua em alta pois esse ano começa a valer a nova repartição do imposto onde 40% do recolhido vai para o estado de destino da mercadoria e 60% para o estado de origem.

O contexto de 2016 exige do empreendedor uma postura com multicapacidade para lidar com questões diversas de gestão orçamentária, finanças, gestão de estoque, atendimento, qualidade de TI.

Maior desafio será inovar em todos os sentidos. Para isso, vale usar e abusar da criatividade, pois uma boa ideia nem sempre requer grande investimento. Uma atitude diferente, uma embalagem personalizada, um agradecimento especial ou um bilhete escrito à mão podem fazer toda diferença no processo de fidelização do cliente. 
categorias