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E-commerce B2B: uma forma de expandir seu negócio durante a crise

04 de Março de 2016
B2B nada mais é do que a sigla para business to business ou negócio para negócio. Mais claramente falando, refere-se as empresas que fazem negócios com outras empresas e não com consumidores finais.

O e-commerce B2B é uma estratégia de baixo custo com grande alcance de público e é uma maneira de expandir os negócios em meio a crise que assola o país atualmente. O modelo de negócio mais utilizado é o de um para muitos, onde a empresa possui sua própria loja online e seus clientes clientes e rede interna como distribuidores, parceiros, fornecedores, varejistas e entregadores podem adquirir produtos e serviços por meio desta.

Você deve estar agora se perguntando quais as vantagens de investir em um e-commerce B2B. Pois bem, vamos citar algumas:

- Baixo custo

A primeira vantagem é totalmente plausível visto que estamos falando de um negócio digital. Fora do ambiente online, seria necessário um alto investimento em material impresso, catálogos, contratação de pessoas para distribuição e ainda assim o alcance seria baixo e restrito.

No e-commerce, com um investimento menor é possível atingir muito mais. Somente o fato de estar online já torna possível ser visto e comentado por pessoas em qualquer localidade, sem limitações geográficas.

- Compartilhamento

Estar presente na web significa facilidade de compartilhamento de informação e essa é a segunda vantagem de ter um e-commerce. 

Com ele, é possível promover uma maior proximidade entre sua audiência e seus parceiros, gerando uma publicidade digital orgânica, onde orgânica se refere à não necessidade de investir verba, ou seja, é a divulgação gratuita e espontânea pelas pessoas.

- Personalização

Com um e-commerce, é possível personalizar todos seus materiais produzindo catálogos interativos, fazendo customização de serviços, controle de estoque em tempo real e podendo ouvir e interagir com seus consumidores com maior facilidade e assertividade.

- Métricas

Outro ponto positivo do e-commerce B2B é a possibilidade de medir diversos fatores e com isso perceber se está indo bem ou mal, em quais pontos precisa melhorar e em quais pontos está se destacando. Você pode medir coisas que não seriam possíveis de medir no ambiente offline, como por exemplo: Quantas pessoas visitaram o e-commerce? Eles compraram algo? Se sim, o quê? Se não, por que não?

O e-commerce B2B é uma ótima estratégica para driblar a crise, mas assim como qualquer outro negócio, não tem só vantagens e fazê-lo crescer não é tarefa simples. Antes de cair de cabeça nessa empreitada, convém estar ciente dos desafios que pode vir a enfrentar.
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