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Black Friday descomplicada: sua loja está preparada?

22 de Novembro de 2016
Nesta sexta, dia 25 de novembro, acontecerá mais uma Black Friday. A data, comemorada na última sexta feira de novembro, abre as vendas para o natal e tem a importância comercial do Dia das Mães em número de pedidos.

A principal atração da Black Friday são os preços promocionais e ela representa oportunidade para todos os lados: para os consumidores, de antecipar compras de natal e para os lojistas, de esvaziar os estoques, fidelizar e conquistar novos clientes.

A ideia começou a ser adotada no Brasil em 2010. Até então era adotada por países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal e Paraguai.

Assim como o faturamento, a expectativa é crescente a cada ano. Em 2013, a Black Friday faturou em um único dia o que o Dia das Mães faturou no período de 25/04 a 09/05. Já em 2015, obteve um faturamento de R$ 1,64 bi, segundo dados do E-bit.

Para aproveitar essa data da melhor maneira possível para movimentar seu e-commerce, reunimos abaixo alguns itens que merecem atenção. Confira!

1) Estrutura

Devido ao apelo comercial da Black Friday na mídia e a injeção na economia do 13º salário, a data inevitavelmente irá gerar mais acessos na loja do que o usual. 

Não é uma boa ideia que a loja saia do ar por conta de sobrecarregamento, então para evitar que isso ocorra, contate o TI ou fornecedor de tecnologia de sua loja virtual para garantir a segurança da integridade da mesma. 

Para quem faz uso de ERPs, geralmente eles se preparam também para a data, mas ter um contato para situações de emergência é uma estratégia válida a ser utilizada. 

2) Estoque

Não adianta selecionar os produtos, oferecer promoções vantajosas e não ter o item disponível em estoque. Isso pega mal, prejudica a imagem e credibilidade da marca. 

Uma estratégia eficaz para implementar para estimular o cliente a comprar, caso a tecnologia da loja permita, é inserir um contador que informe a quantidade disponível em estoque. Com isso, o cliente vê o produto como limitado e isso gera nele um sentimento de urgência na compra.

3) Divulgação

Para vender, o cliente precisa chegar na sua loja. Invista em divulgação para promover sua participação na Black Friday, caso contrário os clientes não saberão e isso comprometerá os resultados esperados. Vale e-mail marketing, redes sociais, anúncios pagos, entre outras estratégias.

4) Honestidade

É importante liberar promoções reais aos consumidores para que não seja encarado como fraude. 

5) Prontidão

A prontidão para responder e-mails, dúvidas de clientes em todos os canais disponíveis e separar mercadorias é essencial.

6) Contato 

Aproveite a data para fazer um pós-venda eficiente, contatando o cliente após a Black Friday para saber da sua experiência de compra.

Algumas dicas importantes:

- Não é preciso envolver a loja toda
Nem gigantes do varejo fazem isso. Selecione alguns produtos dos departamentos ou seções para tal fim. O preço dos produtos selecionados deve ser menor que o ofertado nos últimos 60 dias e estes precisam ser destacados na loja virtual.

- Para não sair no prejuízo
A oferta dos produtos selecionados deve resultar em atração para o consumidor e rentabilidade para o seu negócio. Avalie!

Para definir os produtos que serão oferecidos, considere:
- Produtos que precisam ser liberados no estoque;
- Produtos parados há muito tempo;
- Produtos com porcentagem de desconto possível a ser oferecida.

Boas vendas!
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