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A influência do frete e do preço no abandono de carrinho

10 de Novembro de 2015
Segundo pesquisa da Stastista, 56% dos consumidores desistem da compra por preços ou custos inesperados. Logo, para falar sobre abandono de carrinho precisamos falar sobre frete e preço, pois são fatores que influenciam diretamente a decisão do consumidor de comprar ou não. 

Frete

O frete não é apenas uma questão de custo mas também de prazo. Segundo estudo realizado pela ESPM em 2013, 53% dos clientes que desistem da compra, o fazem pelo alto custo do frete e na prática, mesmo sem números, sabemos que é assim mesmo. A mesma pesquisa aponta que 39% dos clientes que abandonam uma compra também o fazem pelo prazo de entrega. Logo, precisamos analisar o frete levando em consideração essas duas vertentes. 

Para que o frete da sua loja não influencie negativamente seus clientes os fazendo abandonar carrinhos, tente colocar em prática algumas das dicas a seguir:

1) Opções de entrega: Invés de trabalhar apenas com os Correios, que tal ter mais opções de transportadoras? Dessa forma é possível apresentar as melhores condições para o cliente dependendo da região que ele se encontra. 

2) Valor e prazo de entrega claros: O cliente entra na sua loja e vê que seu preço é atrativo. Chega até a etapa do carrinho de compras e então se decepciona com o valor de frete, abandonando o carrinho. Essa situação seria evitada se o valor de frete assim como o prazo de entrega fossem exibidos junto com o preço do produto. 
A Print One já adotou há algum tempo essa técnica. Como a maioria de nossas lojas e clientes trabalham com produtos personalizados, percebemos que não era vantajoso o cliente descobrir o valor e prazo de fretes somente após a personalização do produto, correndo o risco de desistir da compra já tendo gastado tempo para personalizar o produto, por isso inserimos essa simulação de valor e frete na página de produto, junto com o valor do produto.

3) Lucro com frete: Obter lucro com a margem do frete para aumentar seus retornos pode não ser tão vantajoso quanto parece, visto que com uma margem alta no frete o cliente pode se assustar, o que resultará em menos vendas.

4) Negociação: Os Correios e as transportadoras não devem serem vistos como inimigos e sim como parceiros. Tente renegociar valores utilizando argumentos sólidos baseados em análise de comportamento do consumidor, regiões com mais vendas, etc.

Preço

As mudanças e ações relacionadas ao frete só farão sentido e terão impacto se o preço for atrativo. Para tornar seu preço convidativo, tente algumas das dicas a seguir:

1) Negociação: Assim como no frete, a negociação aqui pode fazer toda diferença. Negociar com fornecedores para conseguir comprar por um preço melhor é a forma mais viável de conseguir preços mais competitivos. 

2) Concorrência: Acompanhe os preços praticados por lojas que vendem os mesmos produtos que você. Se não puder oferecer o melhor preço, pratique o preço mais baixo possível.

Essas foram nossas dicas sobre frete e preço para tentar diminuir o abandono do carrinho. Vale a pena tentar!
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