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4 questões fundamentais para ter um negócio de sucesso

23 de Abril de 2014
Um bom planejamento é determinante para o sucesso de um negócio. Engana-se quem pensa que o planejamento é feito somente no início do projeto, pois para que a eficácia seja garantida é preciso que sejam feitos diversos planejamentos, um em cada etapa do negócio.

Segundo Peter Drucker e Michel Porter, renomadas referências em Administração, cada etapa pode ser descrita por uma pergunta. São elas:

1. Em que negócio você está? Antes de efetivamente colocar em prática seu plano de negócio e tirá-lo do papel, você precisa entender o mercado que irá atuar, todas as variáveis e atenuantes, pois tendo claramente esses pontos em vista fica mais fácil e paupável posicionar-se diante desse mercado e traçar um objetivo para seu negócio.

2. Qual o público-alvo? Conhecer o público que deseja-se alcançar e que poderão converter-se em possíveis clientes é aspecto fundamental para seu sucesso. Busque muitas informações acerca de seus hábitos, gostos, preferências e trace um ou mais perfis que lhe direcionarão nas próximas pesquisas e ajudarão na escolha de linguagem mais adequada a ser utilizada entre outros itens.


3. O que você vende? Você precisa conhecer seu produto tão bem quanto seu público. Seus potenciais clientes precisam enxergar o que há de valor agregado no seu produto, os consumidores levam em consideração na hora da compra muito mais pontos do que simplesmente preço e qualidade, eles querem mais, querem se sentir satisfeitos, confortáveis, realizados. Tendo uma visão clara do seu produto fica mais fácil despertar no seu cliente esses sentimentos.

4. Qual seu diferencial competitivo? Dificilmente você ingressará num ramo onde não haja concorrência e outras empresas que fazem o mesmo que você, isso é lugar comum, mas não pode lhe amedrontar. A chave nesse sentido é buscar e definir seus diferenciais, o que lhe fará diferente aos demais e o que fará o cliente escolher por você e não pelo concorrente.

Por fim, continue avaliando esses conceitos e fazendo essas perguntas ao longo de seu negócio repetidas vezes. O mercado muda constantemente e se for necessário adaptar seu negócio, adapte.
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