19 3312.0145 | 19 3834.1566

  • Home
  • Blog
  • Internet das Coisas: Você sabe o que é isso?

Internet das Coisas: Você sabe o que é isso?

25 de Agosto de 2015
Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT), no termo original em inglês, é um conceito criado para a revolução tecnológica na qual todos os objetos do dia a dia podem se conectar através da rede mundial de computadores e trocar informações entre si. 

A ideia é que haja uma fusão entre o mundo físico e digital, de forma que essa integração e o aproveitamento inteligente das informações facilite a vida de pessoas e também otimize e economize recursos naturais e energéticos.

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) desenvolveu um vídeo de divulgação do conceito no nosso país. Assista abaixo e entenda ainda melhor o conceito:

Já temos exemplos disso em alguns eletrodomésticos, meios de transporte e itens de vestuário que estão conectados à internet e consequentemente a outros dispositivos como computadores e smartphones. Confira abaixo alguns exemplos existentes:

A Genius Smart Lock é uma fechadura integrada com smartphones

O Google Glass ajudou a popularizar a Internet das Coisas

Smartwatch 2 da Sony

Nike FuelBand SE é uma pulseira conectada à internet que registra a atividade física do usuário, como: distância, velocidade, etc.

O que podemos perceber é que há uma quantidade infindável de possibilidades para a Internet das Coisas e que é uma grande oportunidade de lançar novos negócios. 

Mas nem tudo são flores. Existem alguns desafios a serem enfrentados para tornar a Internet das Coisas completamente possível. Um deles é a interoperabilidade entre os dispositivos de de diferentes marcas, entretanto algumas empresas já tem se reunido e pensado a respeito para driblar essa dificuldade. Outro desafio seria a infraestrutura necessária para suportar o volume de troca de dados. Mas os principais desafios são a preocupação com segurança e privacidade com relação a quantidade de informações pessoais que estarão trafegando na rede. 

Com a estimativa dada pela Cisco de 50 bilhões dispositivos conectados ate 2020, a Internet das Coisas parece algo inevitável. O que nos resta é acompanhar as cenas dos próximos capítulos torcendo para que encontre-se uma maneira de usar essa tecnologia sempre para o bem.
categorias