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Estamos na Era do Consumidor, você sabe o que isso significa?

01 de Dezembro de 2016
Sexta-feira passada ocorreu a Black Friday, uma das datas mais significativas do e-commerce. O evento bateu recorde de vendas, com R$ 1,9 bilhões de faturamento, e registrou 17% de aumento com relação a 2015.

Em uma data que tem como característica a venda de milhares de produtos e/ou serviços em oferta, como os milhares de comerciantes fizeram para se distinguir?

De acordo com dados do Google, o fator decisório na hora da compra para os consumidores são:
- Para 21%, as melhores formas de pagamento;
- Para 63%, o site mais confiável.

Com a realidade de mais de 40 milhões de usuários online e da facilidade de encontrar produtos, serviços e promoções a um toque no celular, o desafio da vez é atender as necessidades de Experiência do Usuário (UX). A Forrest Research e outras instituições tem apontado esse novo desafio como a "Era do Consumidor", que trata justamente da mudança no relacionamento entre marcas e clientes.

Muitos dos ditos "novos consumidores" tem priorizado a experiência de compra acima até do preço e do produto em si. Segundo levantamento realizado pela própria Forrester, cada dólar investido em UX gera um retorno de 2 a 100 dólares. Outros dados relevantes apontados pelo levantamento foram de que 14,4% dos consumidores ficam mais dispostos a pagar novamente por um produto ou serviço e 16,6% tem chance de recomendarem a marca quando se sentem satisfeitos com o processo de compra.

A Experiência do Usuário envolve muito mais do que simplesmente design, trata-se do sentimento e percepção do usuário frente cada etapa do processo de compra de um produto e/ou serviço. Isso envolve vários fatores, desde o atendimento personalizado e significativo até a otimização de tempo e disponibilização de opções de pagamento seguras, rápidas e práticas.

Eventos grandiosos como a Black Friday são capazes de demonstrar na prática, com números e estatísticas, como a Experiência no Usuário pode ser decisiva na hora de fidelizar ou perder um cliente para a concorrência.

Essa nova realidade nos mostra que a satisfação do consumidor tem estrita relação com a experiência de compra proporcionada a ele. Para as empresas, direcionar investimentos em tecnologias que proporcionem um processo satisfatório seguindo esse viés é a forma de se diferenciar frente a concorrência e garantir a sobrevivência no mercado. 
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