19 3312.0145 | 19 3834.1566

  • Home
  • Blog
  • Melhore o SEO do seu e-commerce evitando esses 10 erros comuns

Melhore o SEO do seu e-commerce evitando esses 10 erros comuns

17 de Agosto de 2015
Muitas empresas que iniciam o SEO no e-commerce tem dúvidas sobre o que fazer e como fazer. A otimização de sites para mecanismos de busca não é algo simples ou trivial, muito pelo contrário, é um processo dinâmico e complexo. 

Estima-se que o Google, que é o buscador mais utilizado no Brasil, possui mais de 200 regras de avaliação de um site, cada regra tem um peso e é isso que auxilia no posicionamento do e-commerce na busca orgânica. 

Visto que muitas dessas regras são desconhecidas e que novas regras são criadas diariamente, o que podemos fazer é implementar bem as regras que conhecemos para melhorar. Esse funcionamento busca incentivar a produção de conteúdo mais qualificado proporcionando melhor experiência aos usuários que pesquisam. 

Acompanhar as mudanças corriqueiras já é difícil para os profissionais de SEO, logo não é tarefa fácil para quem não é profissional. Entretanto, evitando alguns erros comuns é possível melhorar o SEO do seu e-commerce. 

A agência americana Fertile Frog abordou essa questão recentemente em um infográfico e eis que os 10 principais erros e a forma de evitá-los são: 

1) Utilizar palavras-chave em excesso nos textos. Os textos devem sim possuir palavras-chave, mas não devem perder a coesão e coerência por isso. O texto deve ser escrito pensando em seu usuário em primeiro lugar.

2) Utilizar links quebrados. Um link quebrado é quando uma página leva a outra página que não existe mais. Monitore seu e-commerce para evitar a existência de links quebrados e utilize o "Redirecionamento 301" para fazer os redirecionamentos entre links antigos e válidos.

3) Copiar conteúdo. Esse é um erro comum que não só prejudica seu SEO como também pode ser punido pelo Google. Crie seu próprio conteúdo, pois só assim terá um conteúdo original e relevante.

4) Duplicar conteúdo. Esse também é um erro comum que não só prejudica seu SEO como também pode ser punido pelo Google. Não utilize o mesmo texto para diversos produtos, crie conteúdo único para cada um deles. 

5) Produzir conteúdo de baixa qualidade. Conteúdo feito às pressas e somente para preencher espaço, mesmo que único e original, não é garantia de conteúdo de qualidade. Invista tempo para produzir conteúdo relevante e de qualidade.

6) Colocar títulos iguais em páginas diferentes. Esse é um erro comum e que pode confundir os mecanismos de busca. Esteja sempre atento e se possível monitore para que isso não ocorra.

7) Duplicar meta-descriptions. Assim como no conteúdo, as meta-descriptions devem ser únicas para cada produto, mas nesse caso respeitando o limite de 160 caracteres.

8) Utilizar conteúdo de terceiros sem créditos. Se for utilizar conteúdo e informações de outros sites, não esqueça de referenciá-los com um link para a fonte original.

9) Não monitorar o tráfego. Para analisar os impactos do trabalho de SEO, é necessário realizar o monitoramento do tráfego. Para isso, instale o Google Analytics já!

10) Utilizar palavras-chave erradas. Suas palavras-chave devem ter relação com seu público alvo e suas estratégias de marketing e vendas. Então, antes de começar o trabalho de SEO, defina esses pontos.
categorias