19 3312.0145 | 19 3834.1566

  • Home
  • Blog
  • Por que adotar a técnica de gamification em sua loja virtual?

Por que adotar a técnica de gamification em sua loja virtual?

26 de Outubro de 2015
A competitividade no e-commerce é grande e cresce cada dia mais, por isso estratégias para alavancar os negócios são sempre muito bem-vindas. O último levantamento sobre a quantidade de lojas virtuais no e-commerce brasileiro constatou o total de 45 mil lojas, das quais cerca de 70% não completavam nem 10 vendas ao mês.

Esse dado pode parecer desmotivante para quem está pensando em abrir uma loja virtual ou já abriu e está começando.  Entretanto ele deve ser visto como motivador para incluir no seu planejamento um fator importante: inovação. A loja virtual precisa estar sempre se reinventando e investir em ações constantes de marketing para conseguir diferenciar-se.

Gamification é a busca de estímulo de engajamento na interação entre pessoas, empresas e suas marcas de maneira lúdica, de forma que os sistemas, serviços e atividades se tornem mais agradáveis e motivadores, por meio do emprego de elementos de design de jogos em contextos que não são jogos.

É visto como uma nova estratégia no e-commerce e exerce função de fidelizar o cliente. Para dar certo, é preciso que o objetivo do negócio esteja claro para que possa adaptar o Gamification a ele.

Como fazer o Gamification de forma eficaz?

Primeiramente, conheça seu cliente e todas as variáveis que o permeiam, tais como seu comportamento, sua experiência junto à loja virtual, como ele age e compra. A partir disso, analise formas de fazer com que ele se sinta único, possibilitando uma experiência personalizada e diferenciada.

O Gamification tem um lado psicológico que consiste basicamente em recompensas. A pessoa tem a oportunidade de conseguir algo, uma recompensa que pode ser qualquer coisa, como por exemplo um cupom de desconto ou pontos. Quando as pessoas são recompensadas elas ativam centros de prazer no cérebro que lhes confere sentimentos positivos, resultando em lealdade à sua loja.

Os elementos essenciais dos jogos devem estar presentes na sua estratégia de Gamification:

Desafio: O cliente deve ser motivado a entrar no jogo e isso pode ser feito prometendo um bom prêmio que tenha relevância. Tente se perguntar: "Por que eu iria entrar nesse jogo?".

Instruções: As instruções de como proceder devem ser completas, diretas, simples e sucintas.

Recompensa: Esse é o momento mais esperado, quando ele recebe o que ganhou.

O cliente deve receber algo tangível. Cada loja deve avaliar de que forma o gamification se encaixa e funciona melhor, sem comprometer o fluxo de caixa.  A implantação da técnica exige esforço, mas é possível construir uma comunidade de clientes fidelizados, o que certamente valerá a pena.
categorias