19 3312.0145 | 19 3834.1566

  • Home
  • Blog
  • Pós-venda como estratégia eficiente

Pós-venda como estratégia eficiente

10 de Março de 2016
No período econômico que nos encontramos, muitas empresas tem aberto mão de algumas estratégias, entretanto algumas delas tem ganho maior foco, como é o caso do pós-venda. 

Isso se deve ao fato de que, embora pareça complexo, o processo é a maneira mais rápida de atingir e conquistar a confiança do cliente. Além disso, trata-se de uma iniciativa que não exige altos gastos e que mesmo assim permite que a marca se faça presente.

Manter contato com os clientes, de forma a não permitir que a relação amorne, é essencial para que estes voltem a comprar na loja no futuro. Outro ponto positivo do pós-venda é transmitir uma postura proativa no contato perante o público. 

O pós-venda é possível de ser aproveitado tanto quando o retorno é positivo quanto quando o retorno é negativo. Sendo positivo, é possível utilizá-lo para demonstrar confiança a outros clientes. Sendo negativo, é possível estar ciente de um problema e posicionar-se rapidamente sobre a solução do mesmo.

Deixar de realizar o pós-venda ou realizá-lo de forma insatisfatória faz com que seja perdida a oportunidade de conhecer e compreender o seu cliente e, consequentemente, seu público-alvo. Além disso, sem o pós-venda, o consumidor pode sentir-se frustrado e pode se expressar negativamente por meio da internet e redes sociais, prejudicando a imagem da empresa. Por isso, seja proativo e esteja presente antes que isso aconteça. Dê toda a atenção devida e necessária.

Utilizar uma ferramenta para coleta dos feedbacks pode ajudar no gerenciamento do processo. Lembre-se de responder os casos mais graves majoritariamente e não oculte opiniões negativas; mostre ao público que a marca se interessa por todos os problemas e busca soluções.

Realizar um pós-venda eficiente é uma ótima estratégia para aumentar a taxa de recompra e, com isso, a rentabilidade da loja. Invista no seu!
categorias