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Como driblar a crise econômica com algumas táticas de marketing digital

31 de Agosto de 2015
Para muitos, a melhor ação diante do atual cenário econômico brasileiro é evitar a saída desnecessária de recursos financeiros reduzindo os gastos com estratégias de marketing digital que não trazem o retorno esperado.

Esse pensamento faz sentido mas, nos dias de hoje, os consumidores estão cada vez mais conectados e utilizando a web para pesquisar por produtos e serviços e o problema é que sem marketing digital uma marca torna-se praticamente "invisível" nos dias de hoje. 

Sendo assim, a saída é pensar em maneiras de investir em marketing digital sem perder dinheiro. Para isso, convém escolher táticas que trarão retornos a curto prazo mas que também construirão a imagem da marca e credibilidade a longo prazo. Confira algumas táticas que permeiam esse objetivo:

1) Mapeie os resultados conquistados. Para saber quais estratégias devem permanecer e quais devem ser cortadas é necessário mapear os resultados de cada uma das estratégias para descobrir quais geraram mais retorno.

2) Invista no marketing digital voltado para fidelização. Conquistar um novo cliente é mais trabalhoso e custoso do que manter um antigo cliente. Logo, utilize e-mail marketing, remarketing, redes sociais e informativos para promover a fidelização e engajar seus antigos clientes.

3) Utilize múltiplos canais. Antigamente a quantidade de canais disponíveis ao consumidor era limitada. Geralmente este tinha conhecimento de produtos e serviços apenas via rádio ou televisão e conseguia adquirir apenas na loja física ou por catálogos. Hoje em dia a realidade é outra e os consumidores têm a sua disposição smartphones, tablets e computadores para pesquisar por produtos e adquiri-los. Além disso, utilizam diversos meios para propagar sua opinião, avaliação e expectativa acerca do que foi adquirido. Com isso, é importante estar disponível para o consumidor, no canal certo e na hora certa. 
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