19 3312.0145 | 19 3834.1566

  • Home
  • Blog
  • Desvantagens de utilizar um CMS pronto

Desvantagens de utilizar um CMS pronto

06 de Novembro de 2015
Primeiramente: o que é CMS? 

CMS vem do inglês e significa Content Management Systems ou em português Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. Logo, os CMS são sistemas que auxiliam no gerenciamento de conteúdo de sites, blogs e lojas virtuais. Com eles, é possível que os próprios usuários façam o gerenciamento do conteúdo, sem a necessidade de um profissional da área, pois eles são uma interface amiga que atua como intermediário entre o código e o conteúdo.

Existem no mercado alguns CMS prontos e gratuitos, de distribuição livre, tais como Joomla, Magento, Wordpress, entre outros. Devido ao alto investimento necessário para desenvolver um CMS próprio, muitas empresas utilizam esses CMS prontos pois geram menos custos, entretanto há algumas desvantagens em sua utilização. 

Por ser uma plataforma de natureza não comercial, não existe um compromisso por parte das entidades mantenedoras em corrigir rapidamente eventuais falhas de segurança que são identificadas pelas comunidades. Pode demorar semanas ou até meses para que a atualização de um problema seja publicada e muitas vezes, as mesmas devem ser realizadas manualmente, aumentando assim a exposição do site, blog ou loja virtual. 

Trabalhar com um modelo pré-concebido também implica em aceitar algumas características, restrições ou limitações desse modelo. A aparência do site, blog ou loja virtual, apesar da prática da customização, também fica de certa forma limitada pelo sistema de templates do CMS.

Os CMS prontos são sistemas robustos e consequentemente mais lentos, pois são genéricos e foram feitos para serem utilizados por qualquer tipo de negócio, o que significa que muitas funções nunca serão utilizadas pelo seu negócio em questão.

Para ter funções extras nos CMS prontos é necessário instalar módulos e plugins desenvolvidos por terceiros, o que pode contribuir ainda mais para a insegurança e abrir portas para possíveis ataques.

Logo, CMS prontos representam menos custos para a empresa que está fornecendo, porém para a empresa que está adquirindo a solução e pensa em manter um site, blog ou loja virtual prezando pela segurança de seus dados e informações sigilosas, talvez seja melhor repensar o uso desse sistema e contratar empresas que ofereçam soluções específicas que atendam as suas necessidades.

A Print One não trabalha com CMS pronto, nosso CMS foi desenvolvido durante meses por profissionais qualificados e após inúmeras pesquisas e estudos. Nosso CMS é específico para as soluções que oferecemos, o que significa que não contém funções desnecessárias que ficarão inutilizadas.

Entre em contato conosco e solicite uma demonstração gratuita!
categorias