19 3312.0145 | 19 3834.1566

  • Home
  • Blog
  • Sites feitos com WIX são desindexados pelo Google

Sites feitos com WIX são desindexados pelo Google

23 de Março de 2016
Em outubro de 2015 as notícias sobre sites construídos no Wix desindexados do Google se espalharam pela internet após usuários desse construtor reclamarem de uma queda nas visitas vindas através das pesquisas realizadas no Google e dos prejuízos causados por isso.

O problema que causou a queda considerável no tráfego, visto que o Google é uma das maiores fontes geradoras de visitas na web, foi ocasionado devido a um conflito existente entre os sistemas Wix e Google.

Esse conflito dificulta a indexação das páginas na rede de pesquisa. Em termos técnicos o que acontece é que o problema está no endereço dos sites (URL), segundo os próprios funcionários do buscador no fórum do Webmasters. O Google tem dificuldade em entender as URLs do Wix visto que a tecnologia empregada nelas, chamada AJAX, gera caracteres estranhos. Isso atrapalha os robôs indexadores, que descartam essas páginas e elas somem dos resultados.

URLs amigáveis são endereços de sites escritos com naturalidade, tanto para pessoas quanto para mecanismos de busca. As URLs do Wix não são amigáveis, o que atrapalha estratégias de SEO e dificulta a tarefa de ganhar visibilidade na web, visto que ter visibilidade com um site desindexado pelo Google é muito difícil. 

Enquanto uma URL amigável e otimizada para SEO seria assim www.site.com.br/modelos-de-sites, a URL do Wix que espanta o Google é assim www.exemplo.com/#!nomedapagina/c24r6. Os usuários do Wix não tem controle sobre a URL e acabam ficando reféns desse problema, o que traz prejuízos e os deixa atrás da concorrência.

A própria gigante das buscas reconheceu o problema e emitiu um comunicado oficial sobre o ocorrido prometendo reindexar os sites wix, mas dificilmente o problema será sanado completamente.

O modelo de negócios do Wix reside em sua acessibilidade e facilidade para construção de sites até mesmo por pessoas que não sabem programar. O processo de construção de sites é bem simples, gratuito e "elimina" a necessidade de contratar especialistas em desenvolvimento web, o que pode ser uma saída para empresas ou profissionais em início de carreira que não possuem verba suficiente para pagar por sites profissionais.

A ferramenta, entretanto possui uma série de limitações, como por exemplo com relação a recursos de backup e outros mais avançados, que só podem ser implementados com plataformas mais robustas e flexíveis, e agora há esta dificuldade de comunicação com o Google. 

Caso você tenha um site Wix e o tráfego do seu site seja realmente importante para geração de mais negócios para sua empresa, talvez seja interessante reconsiderar a possibilidade de investir em um site e plataforma mais robustos, flexíveis e profissionais. Embora haja um custo maior para isso, a tendência é que o retorno sobre o investimento também seja maior.

As lojas virtuais da Print One são todas compatíveis com o Google e preparadas para a implementação de técnicas de SEO. Solicite uma demonstração gratuita e comprove por si só!

categorias