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Lições sobre experiência do usuário a aprender com Amazon Go

12 de Dezembro de 2016
Semana passada, a Amazon divulgou a Amazon Go. O lançamento, segundo a própria empresa, se trata de uma nova experiência de compra, diferenciada e aliada a tecnologia. Com um aplicativo instalado no celular, o consumidor tem acesso a loja física, pega os produtos que deseja e sai. Não é preciso pegar fila nem passar no caixa. Pode parecer feitiçaria, mas é apenas tecnologia numa autêntica experiência omnichannel

Veja o vídeo do lançamento:

Que lições de experiência de compra podemos aprender com isso?

O benchmarking é uma técnica de análise dos concorrentes, onde a partir disso cria-se melhorias. Essa técnica espera que os concorrentes façam algo e te deixam a mercê disso. Será que fazer uma análise dos seus clientes e entregar algo melhor baseado neles não é uma técnica tão boa ou melhor que nos permite sair na frente?

Ok, na teoria é muito fácil falar, então como mensurar efetivamente e colocar em prática essas melhorias na experiência de compra?

Muitos problemas influenciam na desistência de compra de um usuário: navegação pouco intuitiva, tempo de resposta longo, processo de compra com muitas etapas, entre outros. A única maneira de saber o que impede seu consumidor de realizar uma compra é ouvindo-o, então colha feedbacks! Enviar um e-mail quando um usuário abandona o carrinho com uma pesquisa para ele responder o que o fez desistir é apenas uma dentre muitas outras formas de fazer isso.
Outra forma de fazer essa análise é com testes A/B, onde são disponibilizados dois ou mais modelos de interface e é feita a análise de resultados de cada modelo. A partir disso é possível fazer mudanças significativas e positivas para o público.

O que podemos concluir é que analisar os concorrentes é uma boa técnica, mas analisar e compreender os clientes permite ser inovador e sair na frente. Fazer dessa análise algo constante é o que aumentará o valor da sua marca e dos seus resultados.
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