19 3312.0145 | 19 3834.1566

  • Home
  • Blog
  • O que esperar do futuro do e-commerce?

O que esperar do futuro do e-commerce?

20 de Outubro de 2015
Do dia em 1946, que apresentaram o primeiro equipamento eletrônico chamado de computador no mundo, até hoje, as tecnologias avançaram em um ritmo acelerado e o e-commerce é uma das provas disso. Assim sendo, o que devemos esperar do futuro?

Uma tendência que pode ser observada é a convergência entre o digital e o físico, onde lojas físicas optam por entrar no universo virtual e vice-versa. Para as lojas virtuais, uma loja física pode representar o aumento do raio de alcance e fortalecimento da estrutura da empresa. Essa convergência resulta numa experiência de compra completa para o usuário, pois une vantagens das duas modalidades.

A loja física oferece como vantagens a experimentação, o toque, o que (ainda) não é disponível na loja virtual. Como desvantagem, exige que o consumidor se desloque. As vantagens da loja virtual são a comodidade e a praticidade para o cliente. Para o empreendedor, é uma oportunidade de conhecer melhor o cliente e seu comportamento de compra. Dessa maneira, unir as vantagens de cada modalidade parece uma boa ideia.

Uma maneira ainda pouco difundida de fundir a loja virtual ao físico é disponibilizar ao consumidor alguma forma de experimentação do produto, pois essa é uma das principais barreiras do e-commerce. O custo pode ser representativo, mas é uma inovação e tanto, afinal, quantas lojas virtuais fazem isso?

Uma questão a ser pensada pelos empreendedores é: como ser inovador e garantir a estabilidade da empresa?

Outra maneira um pouco mais realista seria estabelecer parcerias com lojas físicas para que os consumidores pudessem retirar e trocar encomendas. Essa ação poderia trazer mais créditos aos consumidores que ainda olham com desconfiança para o e-commerce.

Por fim, um programa de pontos entre as duas plataformas pode impulsionar as compras e incentivar a fidelização.
categorias