19 3312.0145 | 19 3834.1566

  • Home
  • Blog
  • Dicas essenciais para utilizar cupons de desconto de maneira eficaz

Dicas essenciais para utilizar cupons de desconto de maneira eficaz

04 de Julho de 2016
Embora nenhum proprietário de loja virtual goste de desconto (a menos que ele esteja comprando), todo cliente gosta. Não ceder descontos significa perder vendas e clientes.

Para utilizar os cupons de desconto de maneira eficaz, é preciso atentar-se a algumas estratégias, como:

1) Conhecer o mercado

Verifique como seus concorrentes estão trabalhando. Eles usam cupons? Se não, você terá chance de se destacar e sair na frente utilizando descontos pouco agressivos. Se sim e os descontos utilizados forem muito agressivos, talvez você tenha que repensar seu marketing e, em casos mais extremos, até reconsiderar a permanência na categoria.  

2) Conhecer o negócio

Ninguém conhece seu negócio tão bem quanto você, entretanto há algumas informações específicas que muitos proprietários de lojas virtuais não sabem e isso acaba os prejudicando na hora do marketing.

Procure saber números sobre sua loja virtual referentes a margem de contribuição média, ponto de equilíbrio, quanto pode efetivamente investir na aquisição de cada cliente, etc.

Com esses dados em mãos você saberá quanto pode pagar para converter um cliente.

3) Ter bons parceiros

Existem empresas como agências de marketing, comparadores, programas de afiliados e portais, que podem lhe ajudar, fazendo um acompanhamento e sendo suas aliadas.

Entretanto para evitar problemas futuros, é importante verificar se o fornecedor tem condição de entregar o que prometeu, estabelecer contatos de curto prazo e com multas não exorbitantes.

4) Entrar na batalha

Com equipe formado, estratégias montadas e alvo bem identificado, entre no mercado e aja rapidamente. Se fracassou, mude e e se adeque com agilidade, pois cada dia passado em uma ação ruim é um dia perdido.

Algumas ações para testar:

- Cupom de desconto viral

Faça um cupom com o nome da sua loja acrescido do benefício, dessa forma fica fácil para qualquer pessoa identificar o cupom, entender do que se trata e utiliza-lo.

- Cupom de desconto exclusivo

Gerar um cupom exclusivo para um portal de descontos, um blog ou uma página popular nas redes sociais é uma ótima estratégia. Você pode negociar algo em troca pelo desconto, como um destaque no canal em questão.

- Cupom de desconto fornecedores

Se você tiver controle dos resultados, poderá atrair a atenção de fornecedores interessados em promover as vendas de seus produtos. 

- Cupom de desconto limitado

Um cupom de desconto não precisa valer para a loja inteira. Você pode limita-lo  a algum limite, como um valor mínimo, uma forma de pagamento, uma categoria, um produto ou outro critério que queira utilizar.

- Cupom de serviço ou brinde

Você pode, invés de dar desconto, oferecer outra coisa como garantia estendida, frete grátis, instalação ou algum outro serviço.

O importante é o cliente ter a sensação de que está ganhando vantagens.
categorias